sábado

LIVRO PEDAÇOS de MIM DE MANUEL MORAES


"Manuel Moraes, pseudónimo do autor Victor Ribeiro, nasceu em Moçambique, nos idos de 1960. Filho de Maria Amélia Ribeiro da Livraria Progresso, onde o autor começou a ganhar o gosto pelos livros, e de Adam Ribeiro, o "Linda" do Malhanga.
Com a revolução dos cravos veio para Portugal, onde viveu e vive.

Começou a escrever ainda jovem, histórias e poemas, coisas de adolescente. Mas se o gosto cedo se revelou, somente a maturidade e o conhecimento o levaram, já depois dos trinta, a levar a escrita um pouco mais a sério.

Manuel Moraes é essencialmente um poeta, embora se divirta a fazer outras coisas, em especial histórias para crianças. No início do próximo ano será publicado o seu primeiro livro para crianças, a saber "As dores de barriga da dona Terra". Trata-se de um conto sobre a escola e a aprendizagem, belissimamente ilustrado pela Kala, artista plástica de Coimbra.

Tem outras duas histórias para crianças já escritas, mas ainda não publicadas. Uma, "O Velho velhaco" trata-se de um conto clássico escrito em trinta e cinco estrofes de cinco versos; outra, "Odisseia de Natal", igualmente um conto clássico, mas escrito em prosa, pleno de aventuras e com a preocupação de ensinar às crianças as tradições de Natal, os seus valores morais e religiosos.

Actualmente entretém-se a escrever um livro de contos do absurdo, em que a realidade e o imaginário se entrelaçam, o espaço e o tempo perdem o seu sentido próprio, e os personagens existem não existindo. Não sabe quando acabará de o escrever, mas isso não importa. O que importa é mesmo escrever!"

2 Comments:

Anonymous Xavier said...

Parabens ao autor deste blog.
Muito bem montado e com belas fotos.
Eu estive no lançamento deste livro.
Foi em Lisboa, ontem e é sempre bom ver palavras de poesia em liberdade.

2:29 da tarde  
Blogger sem cantigas said...

patricio!

10:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Free Counter
Free Counter Estou no Blog.com.pt